FORMANDO OS CASAIS

Cruze macho e fêmea específicos para conseguir a mutação que você deseja.

ESTE É O PADRÃO APRESENTADO SLIDE 2 TÍTULO

Vá para o Blogger Editar HTML e encontrar este texto e substituir pela sua descrição do post em destaque...

ESTE É O PADRÃO APRESENTADO SLIDE 3 TÍTULO

Vá para o Blogger Editar HTML e encontrar este texto e substituir pela sua descrição do post em destaque...

APRENDA OS CUIDADOS COM OS FILHOTES

Filhotes precisam de atenção especial para crescerem saudáveis. Aprenda o que fazer.

ESTE É O PADRÃO APRESENTADO SLIDE 5 TÍTULO

Vá para o Blogger Editar HTML e encontrar este texto e substituir pela sua descrição do post em destaque...

terça-feira, 17 de julho de 2012

Faça você mesmo!

BISCOITO MONTALIONI PARA CALOPSITAS
Calopsitas criadas como pet adoram biscoito, mas, não devem comer. Pensando nisto, adaptei uma receita que circula na internet faz uns anos. Segue abaixo a receita:
- 1 espiga de milho averventada (debulhar);
- 1 clara de ovo;
- um pouco de farinhada para calopsitas;
- uma colher de sopa de aveia sem casca;

Bem simples: bata todos os ingredientes no liquidificador, com uma colher dê o "formato" e vá arrumando numa assadeira untada e enfarinhada.
Coloque no forno por alguns minutos, quando estiverem ficando sequinhos e dourados estão prontos.

Obs.: Não deve ser dado sempre, e sim como petisco.
Biscoitinho Montalioni - para calopsitas

  
RECEITA DE BARRINHA DE SEMENTES
Calopsitas adoram barrinhas de sementes. Estas industrializadas são ótimas, mas, muito caras! Você mesmo pode fazer para elas. Segue abaixo a receita:

-    1 xícara de sementes (na proporção adequada, conforme o indicado no tópico alimentação)
-    1 clara de ovo levemente batida
-    1 colher de chá de mel de abelha

Modo de Fazer:


Misture a clara e as sementes até
que a clara envolva todas as sementes, depois de misturar bem coloque 1 colher de chá de mel. Misture bastante. Faça uma forminha no formato que preferir (pode usar uma lata vazia de atum ou sardinha, forminha de empada, ou pode fazer uma forminha com papel alumínio...). Coloque um arame para poder pendurar depois (não use arame de "pão", pois irá derreter). 
Leve ao forno baixo por cerca de 20 minutinhos. Fique de olho para não queimar ou tostar as sementinhas. O ponto não é quando fica moreno, e sim quando você sentir que está sequinho. A barrinha sai do forno ainda mole, quando esfria fica durinha.

Lembre-se, isto é um petisco, não deve ser usado como fonte principal de alimentação. 

Barrinhas (usei forminha de empada e um clips)




PÃO BIRD (receita 1 - do Clube das calopsitas)

1 xícara farinha de trigo
1 / 3 xícara de farelo de trigo
1 / 3 xícara de fubá de milho
2 colheres de chá fermento em pó
1 ovo batido (incluindo casca – lavados e bem triturados)
1 / 3 xícara mel
1 / 8 xícara de óleo
2 xícaras de verduras misturadas (frescas e finamente picadas) :brócolis, cenoura, feijão, beterraba, abobrinha ou abóbora, pimentão vermelho, repolho, batata doce, salsa, brotos.
Opcionais : sementes de girassol, mamão, manga,
1-2 colheres leite desnatado em pó.
Combine os ingredientes secos. Misturar com legumes e ovos. Assar a 250 graus por cerca de 30 minutos. O tempo para assar vai depender do tipo e da quantidade de legumes utilizados. Espete com um palito quando estiver dourado.

PÃO BIRD (receita 2 - do clube das calopsitas)
1 caixa de Musli (granola)
2 ovos
1 xícara de arroz integral
1 / 4 xícara suco de laranja.
1 / 4 xícara amendoim finamente picado.
1 xícara aveia.
1 xícara brócolis finamente picada (usar o liquidificador ou processador de alimentos)
1 xícara cenoura finamente picada.
Misturar todos os ingredientes.
Assar em 200 graus por 24 minutos. Cortar em cubos antes de servir.

CASCA DE OVOS DE GALINHA - FONTE DE CÁLCIO

Se quiser economizar e aproveitar bem o que tem em casa, pode também guardar as cascas dos ovos de galinha, lava-las bem, ferva-as e depois de secas quebre-as o máximo que puder. Leve-as ao forno por alguns minutos (cuide para não tostar). Em seguida moa num pilão (daqueles da vovó, ou com um fazedor de caipirinha), ou encontre outra maneira de transforma-las em pó.  Adicione o pó às sementes. As calopsitas não rejeitam! Não dê a casca do ovo de galinha inteira, pode levar a engasgos com os pedacinhos.

BRINQUEDOS PARA ENTRETER SUA AVE

Penduricalhos bem simples, feitos por mim (usei um arco de serra, madeira de poleiro, tampinhas de garrafa pet, arame e restinho de madeira de ninho -pinus-). A ideia é que sua ave "roa" as madeirinhas, isso vai ajudar a entreter e desestressar.



Penduricalho Montalioni 1
Penduricalho Montalioni 2
Penduricalhos Montalioni 3



Acesse o blog do colaborador, lá poderá ter idéias maravilhosas, ou, copiar as já existentes. Cuidado sempre com a segurança da ave.    http://brinquedoaves.blogspot.com.br/


Cuide bem do seu amiguinho

Calopsitas são animais cheios de energia. Se o seu amiguinho está paradão, com penas arrepiadas, emboladinho no fundo da gaiola, com fezes estranhas (diferentes do normal), corra para o veterinário. Aves são "duronas" por natureza, quando demonstram algum sinal de doença, é sempre grave, caso de corremos ao veterinário mesmo.
Calopsitas que sacodem a cauda ao respirar também devem ser levadas ao veterinário, é sinal de problemas respiratórios.

Cheias de energia, merecem brinquedinhos na gaiola. Cuidado apenas com a forma e materiais de fabricação. Não use nada pontiagudo (arames de ponta), não use cordas de sisal ou outras variações de cordas. Não use correntes que possam causar enroscamento do animal.

Meu amiguinho "rói" os poleiros! Que bom, é uma forma de divertir e de exercitar o biquinho. Caso deseje poleiro que não vão virar pó, opte pelos de galhos de goiabeira.

Calopsitas pegam piolho? Sim, mas, piolhos específicos de aves (muito comuns em galinhas e pombos). Você pode prevenir com adição de óleo de neem (industrializado, vendido nos melhores sites) à água do banho.  A banheira deve ter pouca profundidade, evite afogamento!

Sua calopsita passeia pela casa? Se sim, certifique-se que os perigos estão afastados (panelas fervendo, objetos pontiagudos, privada aberta, gatos e/ou cães soltos...). A posse responsável é uma luta de todo criador! Evite acidentes!  Algumas pessoas criam as "psitas" soltas, mas, para isto a casa deve ser adaptada, um quarto preparado só para elas, sem fios, objetos perigosos... calopsitas se assustam fácil, podem voar e ir embora, podem quebrar bico ao bater na parede, quebrar pata...