As calopsitas precisam ter uma dieta equilibrada.
Na minha criação utilizo rações super premium: sementes, ração extrusada Nutrópica, farinhada nutrópica e bloco de cálcio da marca Zoofood. Isso confere ao plantel saúde e disposição para procriar com muita qualidade. Esses produtos vêm de São Paulo exclusivamente Calopsitas Montalioni. No entanto, é possível adquirir produtos da linha Nutrópica ou até mesmo Zoofood pelas lojas.com (sites especializados em produtos para aves).
Aves são acostumadas a comer no chão, eu prefiro potes de barro ou porcelana. Mantenha os potes fora da linha do poleiro (para evitar sujeira), e periodicamente lave-os. Para água prefiro canecas plásticas com alça (penduráveis). A limpeza é fundamental. Separe uma escovinha de dentes para a limpeza do bebedouro e do comedouro.
Você pode encontrar excelentes misturas de sementes no mercado, porém, se não encontrar pode fazer: 50% de painço, 30% de alpiste, 5% de girassol e 15% de aveia sem cascas. Também costumo variar, respeitando as proporções que garantam ácidos graxos, proteínas e aminoácidos, vitaminas, carboidratos e extrato etéreo.
Eu costumo utilizar sementes de linhaça, níger, sorgo, senha, cártamo, trigo... procuro equilibrar as quantidades de acordo com as recomendações. Durante o período reprodutivo e de crescimento dos filhotes eu costumo utilizar uma semente cara e fácil de encontrar (faz muito bem aos humanos), a quinoa.
Foto 1 - Painço preto e mileto
(Painço preto -Grão também conhecido por milho
alvo preto. São grãos ricos em carboidratos e possuem fácil digestibilidade.
O painço é uma alternativa é fonte de importantes nutrientes como, por exemplo, o
manganês, o magnésio, o fósforo e o triptofano)
Foto 2 - Nabão e Níger
( Nabão - Rico em proteínas. Níger - Grão rico em extrato etéreo (óleos) e proteínas.
Devido a sua excelente palatabilidade, este grão é muito apreciadopelas aves)
Foto 3 - Alpiste
(É rica em hidrato de carbono, proteínas, vitaminas B1 e E, etc. Os hidratos de
carbono produzem calorias, mantendo a saúde da ave, facilitando o
digestão.)

Também comem alimentos naturais (bem lavados sempre, como se fosse para humanos): Cenoura, beterraba, maçã sem sementes (as sementes são tóxicas), couve folha, abóbora, melão, milho cozido por alguns minutinhos, pepino, brócolis, quiabo, jiló, cenoura ...
Uma calopsita "boa de bico", que coma de tudo, terá uma vida longa e saudável. Procure oferecer estes alimentos duas a três vezes por semana, pela manhã (é mais fácil a aceitação). Lembre-se, este alimentos naturais perecem com facilidade, procure retira-los ainda no período da manhã.
Opte sempre por sementes que tenham boa aparência, ou seja, que estejam brilhantes, sem cheiro de mofo, sem pozinho no saco e sem insetinhos oportunistas (gorgulhos e outros). Eu prefiro sementes vendidas em pacotes fechados, pois, já perdi uma ave por comida "envenenada" por fungos. As sementes devem estar frescas, pois, em três meses suas vitaminas e demais propriedades já se foram. Não compre sementes velhas!
Os cuidados básicos de armazenagem das sementes são: mantê-las abrigadas de sol e luz (pode guarda-la num saco de papel); Não devemos lacrar o saco, a menos que tiremos o ar da embalagem das sementes (vácuo).
São encontradas no mercado rações industrializadas do tipo extrusada, são excelentes, mas, não devem ser a única alimentação do animal, mesmo que esteja escrito na embalagem. Imagine você que possui dentes ser obrigado a comer sempre uma ração. Nossos dentes, assim como o bico das calopsitas têm função. A calopsita na natureza se alimenta de sementes, e o exercício de quebra-las é muito importante. Esta alimentação, segundo alguns especialistas, não deve perfazer mais que 10% da alimentação diária.
Os cuidados básicos de armazenagem das rações são: mantê-las abrigadas de sol, umidade e luz (pode guarda-la numa garrafa escura ou num saco metalizado - embalagem original de muitas rações).
Existem farinhadas industrializadas, elas também são boas, contêm ovos desidratados. Não recomendamos a receita do vovô, de cozinhar gema para a calopsita. Elas também contraem salmonelose, causada pela bactéria salmonela (muito presente no ovo).
Nunca dê à sua calopsita: abacate e/ ou alface são mortais. pão, comida de gente, feijão, arroz (comida de panela), biscoito... Não há motivos nutricionais para fornecer pão, mesmo que torrado. O pão seria um passatempo, porém, perigoso. São ricos criadouros de bolor, mofo e etc.
Caso queira dar algo que não está na "lista", se informe, e, na dúvida é melhor não dar!