quarta-feira, 18 de julho de 2012

Vitaminas e minerais

Vitaminas
Aves que se alimentam corretamente, que têm uma dieta rica (sementes, naturais e ração...) não necessitam de suplementos vitamínicos no dia a dia. Utilizamos suplementação vitamínica apenas no período reprodutivo, na muda de penas e em baixas de imunidade (doença ou algum tipo de stress).
Não devemos utilizar as antigas "receitas" dos passarinheiros de vitaminas em gotas. O motivo é simples, após algumas horas no bebedouro (expostas à luz ambiente) perdem as propriedades. Algumas vitaminas nem são solúveis em água, por exemplo, A, K, D e E.  Calopsitas são espertas, bebem o primeiro gole, e, ao sentirem o gostinho diferente não bebem mais. Prefira, portanto, suplementos em pó, que, são adicionados às sementes. Eu particularmente uso os da marca estibion, que, também não são comercializados em Pernambuco, mas, estão a venda nos melhores sites do ramo.
O banho de sol é fundamental, a vitamina D é produzida pelo corpo, fósforo e  cálcio só são absorvidos se houver vitamina D. Várias vitaminas estão ligadas umas às outras. Uma boa alimentação é a chave para o sucesso da sua criação.


Minerais

Muito populares entre os criadores, o bloco de cálcio e o osso de siba (que na verdade não é um osso e sim uma concha interna de um molusco). O osso de siba é um produto impostado, não muito fácil de achar em Pernambuco, e com um preço elevado. Ambos são excelentes fontes de cálcio. 

Existe também o produto farinha de ostra, que é barato e simples de encontrar.

Também vemos no mercado pet uma espécie de areia aditivada com carvão vegetal ativado e farinha de ostra. Não é recomendado para calopsitas, pois, a areia não é digerida pelas psitas, e, acumula-se no papo. Este acúmulo pode causar problemas à ave.

Se quiser economizar e aproveitar bem o que tem em casa, pode também guardar as cascas dos ovos de galinha, lava-las bem, ferva-as e depois de secas quebre-as o máximo que puder. Leve-as ao forno por alguns minutos (cuide para não tostar). Em seguida moa num pilão (daqueles da vovó, ou com um fazedor de caipirinha), ou encontre outra maneira de transforma-las em pó.  Adicione o pó às sementes. As calopsitas não rejeitam! Não dê a casca do ovo de galinha inteira, pode levar a engasgos com os pedacinhos. 


Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário