Calopsitas são aves grandes, chegam a ter o tamanho de uma garrafa de vinho (cerca de 30 cm), e, por isso precisam de espaço.
As melhores acomodações serão aquelas que o seu bolso puder pagar e seu espaço puder comportar: Quanto maior melhor!
Se for colocada numa gaiola pequena, cai ter a cauda danificada, pode sofrer um susto e ao se bater vai machucar as asas.
Se sua ave é mansa e vai passear pela casa com frequência, até pode ser uma gaiola menor, que não a deixe limitada a dar dois passos ou não poder abrir as asas. Pense que se você não gosta de lugar apertado... imagine-se no lugar da sua ave!
Para um casal, se você vai construir de alvenaria, ou com o serralheiro, pelo menos um metro por um metro por 60 cm de "fundura", mas, quanto maior melhor, sempre.
A malhas (barras) da gaiola tem que ser pouco espaçadas, 15mm mais ou menos, pois, do contrário a ave vai passar o pescoço e morrerá "entalada".
O modelo que utilizo é o da foto abaixo, tem 90cm (largura)x50cm(altura)x40cm (fundura).
O modelo que utilizo é o da foto abaixo, tem 90cm (largura)x50cm(altura)x40cm (fundura).
Deve preocupar-se com predadores, ratos, gaviões ou outras aves de rapina. Também tem que considerar vento e sol. Aves não podem pegar vento diretamente, e não devem torrar ao sol. Todo ser vivo precisa do sol, mas, como a ave está presa, deve ter possibilidade de ficar ou não no sol, conforme queira. Não esqueçamos da chuva! Nada de calopsita ao relento!
Adoram tomar banho, mantenha uma banheira de tamanho considerável. Pode observar seu banho pela manhã e depois retirar a banheira. Não se preocupe, ave saudável toma banho e sabe a hora certa de entrar e sair do "molho".

